Pensamento Patológico

¨A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia¨.

Postado por: Stphane Monnisy S. S.

Friedrich Nietzsche



Morte celular

Morte celular
É difícil de acreditar, mas os organismos vivos não estão em equilíbrio com o meio. Somente a morte e a decomposição restabelecem o equilíbrio.Durante o nosso crescimento e desenvolvimento a energia dos alimentos é empregada na construção de moléculas complexas e na concentração de íons e substâncias no interior de nossas células. Essas substâncias complexas não estão disponibilizadas em abundância na natureza. Obte-las e armazena-las é tarefa difícil e dispendiosa. E além disso, é necessário que nós matemos alguma forma viva. Não fazemos fotossíntese!Quando o organismo morre, ele perde a capacidade de obter energia a partir dos alimentos. Sem energia no interior das células, elas não podem mais manter gradientes de concentração e, assim, os íons e substâncias retornam ao ambiente.Viver é lutar contra o retorno, tentamos com todas as forças reter em nós algo que não nos pertence. Tomar emprestado foi concedido pela natureza e, mais cedo ou mais tarde, teremos que devolver.Morrer é então restabeler o equilíbrio. É devolver uma concessão temporária. Permitindo que outro organismo nasça e desequilibre, e morra mais uma vez para voltar a equilibrar.Logo, é fácil entender porque morremos.Morremos para outro poder viver!Não somos fim, somos apenas meio!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dextrocardia


Conceito : O coração está geralmente localizado no mediastino(entre a linha mamilar) com o apice desviado um pouco a esquerda. Mas na Dextrocardia o miocardio está voltado para o lado direito.

Fonte:http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/imagepages/19879.html

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sarcoma de Kaposi




Conceito:


O Sarcoma de Kaposi (SK) é uma doença sistémica multifocal maligna, que tem origem no endotélio vascular e que tem uma evolução clínica muito variável. A manifestação mais frequente desta doença é o aparecimento de lesões cutâneas, mas também pode haver envolvimento das mucosas, sistema linfático e vísceras, em particular do pulmão e tubo digestivo. Podem-se considerar quatro formas clínicas distintas: a forma rara designada por sarcoma de Kaposi clássico, que habitualmente surge em homens idosos, a forma associada à imuno-supressão iatrogénica (doentes transplantados ou após tratamentos prolongados com corticóides),a forma endémica, o sarcoma de Kaposi africano e a forma epidémica o sarcoma de Kaposi associado ao HIV. Todos os tipos de sarcoma de Kaposi são causados por infecção com o vírus herpes humano tipo 8 (HHV8), o qual é transmitido por via sexual ou parentérica. Meses antes do aparecimento das lesões tumorais há um pico de virémia do HHV8 que conduz à produção de anticorpos específicos. Recentemente foi descrito um quadro clínico que envolve exantema em associação com a seroconversão com o HHV8 (Andreoni et al. 2002).

Tipos de tratamentos para sarcoma de Kaposi:

O tratamento para sarcoma de Kaposi epidêmico (associado à AIDS) combina tratamentos para o sarcoma com os para a AIDS. Terapia antiviral usada para diminuir a progressão da AIDS pode ser combinada com medicamentos contra o câncer e remédios para prevenir e tratar infecções.

Há quatro tipos de tratamentos padrão para sarcoma de Kaposi: radioterapia, cirurgia, quimioterapia e terapia biológica que usa o sistema imunológico do paciente para lutar contra o câncer.

Fonte:

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/10227
http://www.copacabanarunners.net/sarcoma-kaposi.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcoma_de_Kaposi

Postado por : Júlio César

Conceito :

Acne é tão comum que 80% da população terá alguma forma dela em algum momento da vida Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Sintomas:

A acne causa inchaços elevados, mais frequentemente na face, pescoço, costas, peito e ombros. Em casos graves, pode haver bolsas cheias de pus que se abrem e descarregam um líquido. Sensibilidade, dor e coceira podem acompanhar os inchaços. Estes sintomas podem ser acne ou podem indicar outras reações da pele aos cosméticos ou medicamentos.

Dia - a - Dia :

A Acne pode ser relacionada a um acidente automobilistico, normalmente a pele consegue ministrar toda oleosidade, pois esta encotra-se em homeostasia.No acidente os carros (oleosidade da pele) trafegam normalmente pela rua(pele) mas se houver um incidente( entupimento dos poros) há manifestação da acne.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Acne
http://saude.hsw.uol.com.br/como-tratar-a-acne.htm

Postado por: Júlio César Leite

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Granuloma Anular




O granuloma anular é uma doença inflamatória de causa desconhecida que leva a degeneração do tecido colágeno caracterizado por lesões elevadas, da cor da pele ou levemente rosadas que vão aumentando de tamanho e ganhando aspecto em anel, daí o nome anular. Estes anéis podem ser pequenos ou chegar a vários centímetros de tamanho, e as lesões podem ser únicas ou múltiplas.
São mais frequente em crianças e mulheres jovens e pode estar relacionada ao diabetes, principalmente no caso de lesões disseminadas.
É raro ocorrerem sintomas associados, podendo haver prurido (coceira) discreto. O diagnóstico pode ser confirmado pela biópsia. Um fenômeno interessante é que a lesão biopsiada pode sofrer regressão espontânea após o procedimento.

Stphane Monnisy

Referência: (Dermatologia.Net 1996-2010)http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/gran_anular.shtml

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum



Sábado (8 de maio) é dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum.
Campanha de vacinação contra gripe H1N1 chega à reta final para doentes crônicos, jovens de 20 a 29 anos e menores de 2 anos que ainda não tomaram a 1ª meia dose da vacina. Quem ainda não se vacinou deve procurar os postos do país até 8 de maio.
É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.

Até agora, 45,5 milhões de doses contra a gripe H1N1 foram aplicadas em todo o país. O grupo de trabalhadores de saúde alcançou 100% de cobertura, com 2,7 milhões imunizados. O mesmo para as crianças de seis meses a menores de 2 anos, com 4,5 milhões de doses aplicadas. Dentre os jovens de 20 a 29 já foram vacinados 24 milhões (68,3%). As gestantes já somam 1,9 milhões de imunizadas (63%). Os doentes crônicos de todas as faixas etárias alcançaram a marca de 13,2 milhões de vacinados (75%).
A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo.
Na próxima segunda-feira, terá início a quinta etapa, destinada para a população de 30 a 39 anos de idade. São estimados 30 milhões de pessoas, segundo informação populacional do IBGE.

Stphane Monnisy

Referência: (Brasil 2010) http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm#

Curiosidade

Deficiência de potássio (hipocalemia) ou hipopotassemia

É definida quando os niveis de potassio estão abaixo de 3,5
Mmol/L

Vômitos, distensão abdominal, íleo paralítico, redução ou ausência de reflexos, parestesia, dispnéia, hipotensão, dilatação cardíaca, arritmia


Hipercalemia:

Hipercalemia é o excesso de potássio no sangue que pode ser ocasionado devido a uma disfunção renal, acidose e uma desrredulação hormonal ( aldosterona), entre outros.
E pode causar:
Paralisia muscular, distúrbios cardíacos, confusão mental, parestesia.

Eletrocardiograma das alterações na hipercalemia



Fonte : FISIOLOGIA HUMANA - GUYTON

Bomba de sodio e potassio

As celulas são as unidades morfoestruturais dos organismos são elas quem dão suporte a maioria das reações que ocorrem no nosso corpo, algumas mercem atenção especial , As reações ionicas que ocorrem contra um gradiente de concentração com gasto ativo de ATP dentre estas reações está a bomba de Na(+)K(+)ATPase.



A bomba de sódio/potássio é encontrada na membrana de todas as células de um organismo, e transporta o íon sódio para o lado externo da célula, ao mesmo tempo em que transporta o íon potássio para dentro da célula. Note que este transporte é realizado contra os gradientes de concentração destes dois íons, o que ocorre graças à energia liberada com a clivagem de ATP (transporte ativo).

Fonte: FISIOLOGIA HUMANA - GUYTON

segunda-feira, 3 de maio de 2010

LESÕES POR QUEIMADURAS

A consideração fisiopatológica básica na lesão por queimadura é a destruição da integridade capilar e vascular, o que resulta na formação de edema, com a concomitante perda do fluido intravascular, rico em proteína, para espaços intracelulares. Uma das maiores preocupações do fisioterapeuta é a imobilização ocorrente da parte lecionada (por parte do paciente) para impedir o movimento por causa da dor. Isto resulta numa acumulação ainda maior do edema na região, bem como na rigidez da articulação e na imobilidade dos tendões e músculos existentes na região queimada.
A partir do exsudato rico em proteínas, haverá a tentativa de formação de fibras colágenos, e de sua organização em aderência que irão limitar ainda mais a amplitude de movimento e a mobilização dos tecidos envolvidos, caso não seja implementada uma intervenção fisioterápica. (www.wgate.com.br/fisioweb).
As lesões por queimaduras são classificadas tanto pela profundidade quanto pelo grau de espessura do tecido destruído. (BORGES, 2006; MILANI et al, 2005).
Na queimadura de primeiro grau, o traumatismo e a lesão celulares ocorre apenas na parte externa da epiderme. Devido à natureza avascular da epiderme externa, não ocorrerá sangramento. Haverá uma reação eritematosa devido à irritação da derme subjacente, mas não há lesão ao tecido dérmico.
As queimaduras de segundo grau superficial, a lesão ocorre através da epiderme e até camadas superiores da derme. A camada epidérmica é completamente destruída, mas a camada dérmica sofre apenas lesão leve a moderada. Na queimadura de segundo grau profunda envolve a destruição da epiderme e uma grave lesão também da camada dérmica, com a destruição da maioria da derme.
No caso da queimadura de terceiro grau, todas as camadas epidérmicas e dérmicas estão completamente destruídas. Ademais, a camada adiposa subcutânea alguma lesão. Todo o epitélio de revestimento no local será destruído e descartado. Devido à profundidade da queimadura, não haverá região para a regeneração de tecido dérmico e epidérmico na área da queimadura de espessura integral. (www.wgate.com.br/fisioweb).
Uma queimadura elétrica (quarto grau) envolve a completa destruição de todos os tecidos, desde a epiderme até o osso subjacente. . (BORGES, 2006; MILANI et al, 2005).
As complicações pulmonares são numerosas, podendo exercer importante impacto quanto ao sucesso ou fracasso na reabilitação. Há três complicações primárias de origem pulmonar: doença restritiva, lesão por inalação, e complicações posteriores. Ao longo da hospitalização, serão necessários procedimentos de fisioterapia do tórax. (www.wgate.com.br/fisioweb).


Pablo Pinheiro

QUEIMADURAS

As queimaduras são lesões dos tecidos corporais provocadas pela ação do calor, da eletricidade e de substâncias químicas ou radiativas, ou exposição solar. Em outras palavras, queimadura é uma lesão em determinada parte do corpo desencadeada por um agente físico ou causal que atinge o tegumento com repercussões sistêmicas leves ou graves, a depender de fatores como extensão da área queimada, profundidade da queimadura, tipo do agente agressor, e região atingida. (DELIBERATO, 2001, P.19).
Dentre as principais causas estão os acidentes domésticos, seguidos de acidentes no trabalho, tentativas de suicídio ou homicídio e, por último, acidentes de trânsito e de lazer. (MILANI et al, 2005).


Pablo Pinheiro

ÚLCERA

É um defeito local é da superfície de um órgão ou tecido, produzido pela esfoliação do tecido inflamatório necrótico. A ulceração ocorre somente quando a necrose tissular e o processo inflamatório resultante ocorrem em uma superfície ou próxima a ela.
As ulcerações são mais bem exemplificadas pela úlcera péptica duodenal ou gástrica, na qual coexistem as infiltrado polimorfonuclear intenso e vasodilatação nas margens do defeito. Com a cronicidade, as margens da base da úlcera desenvolvem proliferação fibroblástica, cicatrização e acúmulo de linfócitos, macrófagos e plasmócitos.


Pablo Pinheiro

INFLAMAÇÃO

A inflamação está sempre presente nos locais que sofreram alguma forma de agressão e que, portanto, perderam sua homeostase e morfostase. O processo inflamatório visa compensar essas alterações de forma e de função por intermédio de reações teciduais, principalmente vasculares, que buscam destruir o agente agressor. A inflamação pode ser considerada, assim, uma reação de defesa local. Todo esse processo de restituição da normalidade tecidual é concluído pela reparação, fenômeno inseparável da inflamação.
De acordo com sua evolução, as inflamações podem ser agudas ou crônicas.

Inflamação aguda
A inflamação aguda é uma resposta imediata e inicial a um agente lesivo. A inflamação aguda ocorre quando existe uma resposta inflamatória no local da lesão, por exemplo, a enfarte do miocárdio, queimaduras, trauma, artrite e doença inflamatória intestinal. Os marcadores incluem mediadores e inibidores das inflamações e eliminadores de substâncias potencialmente perigosas, como as toxinas. Classicamente, as alterações protéicas incluem uma descida rápida nos níveis séricos de albumina devido a um aumento da permeabilidade capilar e à subseqüente redistribuição de albumina no espaço extravascular. Esse tipo corresponde aos efeitos dos fenômenos vasculares-exsudativos: vasodilatação arteriolar; aumento de permeabilidade vascular, ocasionando a exsudação de plasma e edema inflamatório; emigração de leucócitos (principalmente neutrófilos) para fagocitose do agente agressor.

Inflamação crônica
A inflamação crônica é sempre precedida pela inflamação aguda, uma resposta mais duradora. È caracterizada por: infiltrado de células mononucleares; destruição tecidual e tentativas de cicatrização.
Classicamente, então, a inflamação crônica é composta por células do sistema mononuclear macrofágico (linfócitos, plasmócitos e macrófagos), por destruição tecidual, decorrente da permanência do agente agressor (fase degenerativo-necrótica), e por tentativas de reparação (fase produtivo-reparativa), traduzida pela formação de vasos sangüíneos (angiogênese) e pela substituição do parênquima (a parte funcional do órgão) por fibras (fibrose).


Pablo Pinheiro

COMO OS TUMORES NASCEM

Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter três origens : genes que provocam alterações na seqüência do DNA; radiações que quebram os cromossomos e alguns vírus que introduzem nas células DNAs estranhos. Na maioria das situações, as células sadias do organismo impedem que estes DNAs passem adiante as informações. O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneo para se manter. Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas chegam em outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões. Esse processo de irradiação da doença é conhecido como metástase. Esta doença é tão perigosa, pois possui capacidade eficiente de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células. Pesquisadores americanos descobriram que, antes de uma célula cancerosa se separar de um tumor e viajar pela corrente sanguínea até um outro órgão, onde forma um segundo tumor, o câncer envia as chamadas células hematopoiéticas - espécie de ''emissários'' que vão preparar o novo local de infecção.


Pablo Pinheiro

HEMICOLECTOMIA

Hemicolectomia é um procedimento onde uma porção do intestino grosso, e linfonodos da região são removidas na conseqüência da presença de um carcinoma. Poderá ser efetuada tanto do lado direito, como do lado esquerdo do intestino.
É realizada através de uma grande incisão na parede abdominal. A área afetada do intestino é removida e é efetuada a anastomose das duas terminações restantes. ( a parte final do intestino delgado à porção inicial do intestino grosso restante).
Se for necessário poupar o intestino do seu trabalho digestivo usual enquanto está cicatrizando, poderá ser feita uma abertura temporária do intestino ao abdômen (colostomia). A colostomia temporária será fechada e corrigida mais adiante. Se for removida uma grande parte do intestino, a colostomia poderá ser permanente.


Pablo Pinheiro

sábado, 1 de maio de 2010

Macrofagos



Conceito

Os macrófagos são células que derivam da migração dos monócitos sangüíneos para o tecido.


Função


A função dos macrófagos se baseia principalmente na fagocitose. Fagocitose significa “ ingestão de alimento”, fagócito significa “célula que come” e macrófago “célula grande que come”.

Correlação dia a dia:

celulas natural kiler e a fisioterapia


Conceito:

As células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) são um tipo de linfócito (glóbulos brancos do sangue), pertencentes ao ramo inato do sistema imunológico. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.


Função da Celulas NKs :


Estas células são activadas em resposta a interferons ou a citocinas provenientes de macrófagos. A sua principal função está relacionada com as infecções virais e o seu controle, através da eliminação das células infectadas, evitando assim a multiplicação dos vírus.


Correlação :


Assim como as nks os fisioterapeutas agem evitando agravos maiores ( limitações de movimento e patologias reumatologicas) ou até recuperando a funcionalidade de tegumentos afetados.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_exterminadora_natural